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Esse aparelho é usado há 17 anos para medir o hábito dos telespectadores pelo Ibope (Instituto Brasileiro de Opinião Pública e Estatística), empresa que domina as pesquisas na área.O Peoplemeter é o "espião" do Ibope na casa do telespectador. Funciona assim: ao ligar a TV, cada morador identifica-se por meio de uma tecla no controle remoto. O aparelho, então, passa a registrar os dados -o horário em que a TV é ligada e desligada, os canais assistidos, as trocas de canais e o tempo gasto em cada canal.
Na Grande São Paulo, os dados do Peoplemeter são transmitidos por ondas de rádio para a sede do Ibope, e a audiência na TV é calculada em tempo real -o resultado é disponibilizado quase simultaneamente aos clientes pela Internet.
Em outras cidades, as informações são coletadas uma vez por dia, por telefone, e divulgadas aos clientes no dia seguinte, após aproximadamente 30 minutos da computação dos dados.No total, o Ibope utiliza cerca de 6.000 Peoplemeters, que estão instalados em mais de 3.500 domicílios e atingem aproximadamente 14 mil pessoas de nove regiões do país (saiba mais).A maior região pesquisada é a Grande São Paulo, com 750 aparelhos instalados.
A escolha das casas onde os aparelhos são instalados é feita por meio de amostragem, o mesmo princípio usado nas pesquisas de opinião pública do instituto.
A Redação do KN entrou em contato com a assessoria de imprensa do Ibope na segunda-feira e enviou um questionário com o objetivo de saber mais detalhes do Peoplemeter. Até o horário de publicação desta reportagem, o Ibope não havia passado as informações solicitadas.
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